Modal Asset/Silva: IPCA-15 Reforça quadro favorável para inflação

2018-02-27T15:58:02-03:00 23/02/2018|Categories: Broadcast|Tags: , , |

São Paulo, 23/02/2018 – Ainda que o grupo Educação tenha exibido alta acima da esperada, o economista Daniel Gomes da Silva, da Modal Asset Management, pondera que o cenário inflacionário prossegue favorável. “O fato de Educação ter vindo com elevação maior não é notícia desfavorável, pois o nível está abaixo de outros anos. Não chega a transformar o IPCA-15 em uma notícia ruim”, diz.

De acordo com o economista, as aberturas do indicador – medidas de núcleos e serviços subjacentes – dão conforto em termos de perspectiva para a inflação e consequentemente para o Banco Central (BC).

Gomes da Silva admite que estava um pouco mais animado com a possibilidade de alterar a projeção para a taxa Selic de 6,75% para 6,50% na reunião do Copom em março. Contudo, como o IPCA-15 veio igual à mediana (+0,38%) da pesquisa do Projeções Broadcast, essa chance ficou menor. “A probabilidade de o BC diminuir o juro em 0,25 ponto porcentual em março ainda existe, mas como o dado veio dentro do esperado reduz um pouco a chance”, explica.

O economista avalia que o grupo Alimentação deve permitir um alívio importante do IPCA fechado deste mês, em razão do clima favorável. “Esse quadro benigno para alimentos tende a continuar pelo menos até março. Hoje, dois indicadores mostraram um resultado melhor para Alimentação”, diz, ao referir-se ao IPC-S, da Fundação Getulio Vargas (FGV), e ao IPC da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ambos da terceira quadrissemana (últimos 30 dias terminados na quarta, 21).

Tanto no IPC-S quanto no IPC-Fipe, o conjunto de preços de Alimentação mostrou queda de 0,07% e de 0,58%, respectivamente. Já no IPCA-15 de fevereiro, cuja coleta foi concluída no último dia 15, o grupo teve alta de 0,13% após 0,76% em janeiro.

A tendência, diz Gomes da Silva, é que o IPCA de 2018 feche mais perto do piso de 3,00% do centro da meta de 4,50. Por enquanto, a projeção do Modal Asset é de alta de 3,40% para o IPCA deste ano, mas não descarta a possibilidade de ficar menor. “O risco é ficar mais baixo. Ainda que a atividade esteja retomando e pode afetar a inflação de serviços, a ociosidade é elevada. Mesmo que a safra deste ano não seja igual à anterior, parece que também será muito boa”, avalia.

Banco Central
O economista foi cauteloso ao avaliar a possibilidade de mandato duplo do Banco Central. Segundo ele, ainda que isso já seja adotado por outros países, o Brasil poderia aguardar um pouco mais, pois seria como se estivesse pulando dois degraus de uma única vez. “É preciso avaliar o tema com mais cautela. Primeiro, é preciso analisar a questão da autonomia formal, de fato. A questão do mandato duplo seria um passo posterior.” (Maria Regina Silva – maria.regina@estadao.com)