É difícil estimar até quando a Selic ficará abaixo do juro neutro, porque dependerá do comportamento das expectativas de mercado para inflação e taxas de juros, além da própria incerteza quanto ao nível do taxa neutra que se aplica ao país. Essa taxa está inclusive sujeita a alterações no curto e médio prazos caso seja aprovada a reforma da previdência ainda este ano.
Com as informações de hoje, o cenário indica que, ao menos pelo restante de 2017 e meados de 2018, a Selic deve permanecer abaixo do juro neutro em vista das expectativas de inflação para 2018, projeções de inflação do BC, do ritmo ainda gradual de recuperação da atividade e elevado hiato do produto.
Se as expectativas continuarem bem comportadas, mantendo as projeções de inflação do BC abaixo do centro da meta em 2018 e 2019, avaliamos que a atividade econômica pode sim interferir no ciclo monetário, caso, por algum motivo, a retomada econômica volte a decepcionar. Isto é, se a retomada deixar de manter a trajetória de recuperação gradual observada nos últimos dois trimestres.